quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Assembleia de Clubes - Época 2008/2009

Centro Cultural "Mãos à Obra" - 20 Setembro 2008

Regulamento aprovado
na Assembleia de Clubes


1. A LIGA DE FUTEBOL AMADOR DE VILA REAL surge no panorama desportivo do Distrito de Vila Real com o objectivo de promover o Futebol, sendo gratuita a inscrição dos Clubes participantes, possibilitando-lhes um fácil acesso a uma prova cujo sucesso dependerá certamente do contributo de todos.

2. Cada Clube pode inscrever até 25 Jogadores até ao final da 1ª volta, cuja listagem deve ser entregue à Organização da Liga até 5 de Outubro, inclusive. Da Lista deve constar o nome completo dos jogadores e do treinador. Cada Clube fica responsável pela colocação da foto de cada jogador no respectivo cartão (aceita-se fotocópia da foto a cores). Para a 2ª Volta da prova será permitida a inscrição de mais 5 Jogadores. Não é permitida a inscrição de jogadores seniores inscritos noutros Campeonatos desta época (Distritais).

3. A TAÇA COUTO será disputada ao longo da época, em duas fases. A 1ª Fase consiste numa Pré-Eliminatória jogada em duas mãos, com regulamento igual ao das eliminatórias da UEFA, para apurar cinco clubes. Desta Pré-Eliminatória será repescado o Clube derrotado com melhor resultado, com vista à formação de dois grupos com três equipas cada. Exemplos da regra de desempate do Clube repescado: um clube derrotado na série de grandes penalidades leva vantagem sobre outro eliminado no decorrer do prolongamento; em caso de empates sucessivos passará à fase seguinte aquele que obtiver melhor classificação ao fim das primeiras quatros jornadas da presente época; caso se mantenha o empate, segue em frente na prova o clube com melhor classificação na época 2007/2008 (se um clube participar pela primeira vez na Liga, fica automaticamente eliminado, e se essa situação for comum aos clubes empatados, recorre-se ao maior número de golos marcados na presente época). Após a realização de um mini-campeonato, o 1º classificado de cada grupo, jogará a final da prova, evento que terá como palco o Campo do Primeirinho, no Couto. Este jogo encerra a Época 2008-2009.

4. Sistema de Desempate:
4.1 Diferença entre golos marcados e sofridos nos jogos disputados entre equipas
empatadas;
4.2 Diferença entre golos marcados e sofridos na totalidade dos jogos disputados;
4.3 Equipa com maior número de golos marcados;
4.4 Equipa com menor número de golos sofridos;
4.5 Equipa com maior número de golos marcados fora, no jogo entre as equipas empatadas;
4.6 Equipa com menor número de golos sofridos fora, no jogo entre as equipas empatadas;
4.7Jogo de desempate em campo neutro a designar pela Organização.

5. Não será permitida a realização de jogos em campos de futebol sem Balneários. Os jogos terão início às 15.00 horas com uma tolerância de 30 minutos. Findo esse período de tolerância é atribuída a vitória à equipa presente. No caso da equipa em falta comparecer após os 30 minutos de tolerância e em tempo útil, o jogo pode ser efectuado desde que haja acordo entre ambos os clubes. O adiamento dos jogos só será válido se comunicado com uma semana de antecedência.
O campo deverá apresentar as marcações visíveis, e é obrigatório redes nas balizas.

6. A Equipa de Arbitragem será composta da seguinte forma: Árbitro sorteado no início da prova, sendo os auxiliares da sua responsabilidade. Cada Clube contribuirá com 20 euros (20,00 €) para custear despesas com a equipa de arbitragem (este valor deverá ser pago obrigatoriamente, aquando da entrega da Ficha de Jogo. No caso do Árbitro sorteado não comparecer, o Clube Visitado assume a responsabilidade de encontrar um substituto, ficando os Auxiliares a cargo do Clube Visitante.

7. Antes do início de cada jogo, o Delegado ao Jogo ou o capitão de equipa deverá entregar ao Árbitro a Ficha de Jogo, devidamente preenchida. O Árbitro, na presença dos dois Delegados ou capitães de equipa, fará a chamada dos jogadores conferindo os nomes de acordo com os Cartões de Jogador emitidos pela Liga, e que constam da Ficha de Jogo. É OBRIGATÓRIO APRESENTAR O CARTÃO DE JOGADOR com fotografia.
A entrada das três equipas em campo deverá respeitar todas as formalidades terminado com a habitual saudação no centro do terreno de jogo (a equipa da casa cumprimenta a equipa visitante).

8. Cada equipa poderá substituir 4 jogadores no mesmo jogo.

9. No final do jogo, o Árbitro preenche nas duas Fichas de Jogo, o resultado final e o(s) nº(os) do(s) jogador(es) advertidos com cartões (amarelo e/ou vermelho). Os Delegados ou capitães de equipa assinam a Ficha de Jogo, só no final deste, validando desta forma o resultado final. Qualquer observação ou protesto de jogo deverá ser preenchida no verso da Ficha.

10. Cada Clube deverá enviar a FICHA DE JOGO, via Internet, para o endereço: toninholapafutebol@iol.pt, ou em mão, até às 12.00 horas de 2ª feira a seguir ao jogo, para divulgação no espaço Internet criado para a Liga: http://www.ligadefutebolamadordevilareal.blogsopt.com/, e nos Jornais. Pede-se a todos os Clubes um esforço para colaborar nas edições dos programas de uma televisão via Internet, a LIGA TV, enviando no domingo à noite os resultados e pequenos vídeos com imagens dos jogos e imagens gravadas do comentário ao jogo por parte de jogadores, treinadores...(duração máxima de cada vídeo: 5 minutos). A LIGA TV está acessível em http://www.ligadefutebolamadordevilareal.blogsopt.com/

11. A Ficha de Jogo (original), deverá dar entrada na Organização da Liga, até às 12.00 horas de 4ª Feira da semana a seguir ao jogo. Os Clubes que não respeitem o ponto nº 10 deste regulamento, poderão ser sancionados com a perda de pontos na Classificação.

12. Sanções Disciplinares:

12.1 Jogador advertido com dois (2) cartões Amarelos no mesmo jogo, será suspenso por um (1) jogo;
12.2 Jogador advertido com cartão Vermelho directo, será suspenso por dois (2) jogos;
12.3 Jogador advertido com cartão Vermelho directo por agressão, será suspenso por três (3) jogos;
12.4 Jogador advertido com cartão Vermelho directo por agressão a elemento da Equipa de Arbitragem, Dirigente ou assistente, será suspenso por cinco (5) jogos;

12.5 O Clube que faltar ao Jogo ou abandonar o campo antes do final deste, será sancionado com a derrota pelo resultado de (3-0), a menos que apresente protesto e este venha a ser julgado favoravelmente.
Protesto de Jogo: O protesto do Jogo deverá ser formulado no verso da Ficha de Jogo e terá de dar entrada na Organização até às 12.00 horas do dia a seguir ao jogo. O documento será julgado por TODOS os CLUBES, em Assembleia extraordinária, a realizar no Couto, 5ª Feira às 21.00 horas, da semana a seguir ao jogo.
O Clube que apresenta o Protesto fica obrigado a convocar todos os Clubes (por telefone ou carta) para a Assembleia extraordinária.

Veja a LIGA TV – o futebol amador na televisão da Internet, em:
http://www.ligadefutebolamadordevilareal.blogspot.com/



2 comentários:

zack disse...

só espero que os referidos balneários tenham pelo menos água fria, que não aconteça como no ano pasado que num certo campo num dia de inverno , com o campo elameado, fomos tomar banho a casa,situação que não se vai repetir porque não vou por a saúde dos meus atletas em risco

Paulo Simao disse...

Filmem os jogos do Parada!São excepcionais,acreditem!eu nao sou de lá,mas gosto de os ver jogar!O numero 9 e o numero 6 são grandes jogadores!e os centrais sao optimos!fiquem atentos!nem sei como é que estes jogadores jogam numa liga amadora!teem capacidade p muito mais

Liga de Futebol Amador de Vila Real

Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Couto "Mãos à Obra"
Contacto: 259346498 - 259346902 - 969802919
E-mail: futebolamador11@gmail.com